A MÁQUINA A VAPOR

Poucas invenções tiveram maior influência na história dos tempos modernos que a da máquina a vapor. Ao contrário do que geralmente se pensa, não foi a causa inicial da Revolução Industrial, mas sim, em parte, efeito desta.

O motor de James Watt, pelo menos, nunca se teria tornado realidade se não fosse a procura de uma fonte eficiente de energia para mover as pesadas máquinas já inventadas na indústria téxtil. Por outro lado, é indiscutível que o aperfeiçoamento da máquina a vapor promoveu um desenvolvimento mais rápido da industrialização. Deu uma nova importância à produção do carvão e do ferro; possibilitou uma revolução nos transportes; abriu oportunidades quase ilimitadas à aceleração das manufaturas, tornando as nações industrializadas as mais ricas e poderosas do mundo.

Antes do desenvolvimento da máquina a vapor, as reservas de energia estavam à mercê das variações atmosféricas. Durante as secas, a baixa dos rios podia forçar os moinhos a restringir suas atividades ou mesmo a suspendê-las por completo. Os navios, nas travessias do oceano, atrasavam-se semanas inteiras por falta de vento. Com a máquina a vapor haveria um fornecimento constante de energia, que poderia ser aproveitada quando necessário. Não é, portanto, exagero afirmar que a invenção de Watt assinalou o começo da era da força motriz.

Máquina a vapor
Máquina a vapor

TRABALHANDO O TEMA: 

1.O tema do texto é atual? 

2.Em que atividades as máquinas a vapor foram e ainda são utilizadas? 

3.Por que a máquina a vapor, utilizada nas industrias de tecidos da Inglaterra, permitiu o aumento de produção? 

4.A máquina a vapor trouxe mais benefícios ou mais prejuízos para a humanidade? Por que? 

5.Discuta a principal diferença entre a locomotiva a vapor e o motor do automóvel quanto ao princípio de funcionamento. 

6.A função de uma máquina térmica é fornecer trabalho mecânico. Numa máquina a vapor, onde é obtido a energia térmica que é transformada em trabalho? 

7.Identifique as transformações ocorridas pela água num ciclo de funcionamento da locomotiva a vapor. 

8.Os conceitos apresentados no texto estão relacionados com outras matérias? Quais?

9.Como você construiria uma máquina a vapor? 

About these ads

14 Respostas

  1. 1-nao
    2-industrias
    3-porque as maquinas substituiram a mao-de-obra e a produção houve um grande aumento
    4-há os dois lados, o lado é ruim porque muitas pessoas foram ficando sem emprego mais o lado bom é que produzia muito e preço barato
    5-quatro pistao, mais a vela solta uma faisca queimando a gasolia, e na maquina a vapor é aquecido a lenha e o vapor é liberado movendo as rodas
    6-no calor
    7-agua é aquecida a 100 graus e é tranformada em vapor liberando oxigenio
    8-sim, com historia na revolução industrial
    9-pegaria lenha, acenderia o fogo, aquece o ferro que esta ligado na roda e em seguida a roda se move saindo calor do fogo

  2. 1-nao,este assunto sobre maquina a vapor vem desde o seculo 18
    2-fabricas
    3-porque as maquinas vaziam o trabalho em serie, confeccionavam muitos produtos em pouco tempo
    4-os dois,porque muitos trabalhadores perderam o seu emprego e beneficiou pois o preço dos produtos diminuiu bastante
    5-o trem precisa da queima da lenha para liberar vapor e mover as rodas ja o automovel ja possui o gas dentro do pistao e com a faisca da vela junto com a gasolina o embulo é impulsionado para baixo e assim gira a roda
    6-do calor do vapor
    7-a agua na fase liquida se tranforma em gasosa pela ebulição
    8-sim,com a materia de historia sobre revolução industrial
    9-colocaria gas dentro de um pistao de ferro, algum peso para fazer com que o êmbolo desça e suba continuamente,e um cano de ferro ligado ao embolo e outro cano ligada a esse ferro e a roda que vai girar

  3. 1. Sim. O texto fala sobre as máquinas a vapor, extremamentes importantes na 1ª Revolução Industrial e, apesar de passados mais de 200 anos, ainda são extremamente úteis em nosso dia-a-dia.

    2. As máquinas a vapor foram utilizadas na retirada de água que inundava as minas subterrâneas de ferro e carvão, na movimentação das maquinas de tecelagem,no funcionamento de navios e locomotivas. Atualmente, são utilizadas em reatores nucleares e no acionamento ou cogeração de energia, em usinas petroquímicas, navios, plataformas de petróleo.

    3. Isso ocorreu devido às máquinas a vapor fornecerem mais energia para a movimentação da máquinas de tecelagem.

    4. Ao mesmo tempo que ela trouxe benefíciso, trouxe prejuízos também. Como benefícios, temos que a máquina a vapor aumentou a velocidade de produção, e com isso possibilitou o desenvolvimento das industrias na Revolução Industrial e consequentemente o nascimento de novas tecnologias. Porém, iniciou-se a poluição das cidades, como exemplo de prejuízo.

    5. A locomotiva a vapor usa vapor d’água para se movimentar, enquanto o motor do automóvel usa gasolina, álcool e gás para se movimentar.

    6. A energia térmica vem da queima do carvão.

    7. Basicamente, a aguá passa por uma ebulição e dps por uma condensação (motor a vapor de condensação).

    8. Sim. Os conceitos estão ligados principalmente a Quimica.

    9. Para construir uma máquina a vapor, eu utilizaria um recipiente onde eu possa aquecer a agua e transmitir seu vapor com pressão para um cilindro. Esse cilindro conteria um pistão lubrificado, de modo que tal pudesse correr dentro do tubo, porém sem realizar força de atrito com as paredes. Na outra extremidade do pistão, haveria um roda ou roldana, que se movimentaria conforme o movimento do próprio pistão, que seria movido à pressão do vapor d’água causada dentro do cilindro.

    • Olá, muito bem elaborada as suas respostas, me ajudou muito na minha Pesquisa (q estava me matando) rsrs. Obrigada! =D

  4. 1)Sim, apesar das máquinas a vapor existirem desde a Revolução Industrial, ainda são utilizadas, o que faz com que o tema seja atual.
    2)Antes utilizava mais a propriedade do vapor se condensar do que da expansão, elas foram usadas em locomotivas, máquinas de fábricas, navios, bombas pra drenagem de água de minas e esvaziamento da água de infiltração das minas. Hoje em reatores nucleares, que servem para produzir energia elétrica, centrais termoelétricas e nucleares, aquecedores, destiladores e estufas.
    3) Pois ela era mais rápida que os empregados.
    4)Eu acho que trouxe mais benefícios, apesar do desemprego causado e de muitas pessoas se machucarem com ela, ela ajudou no progresso da tecnologia.
    5)No carro a combustão é interna, isto é, dentro do motor. Já na máquina a vapor, a combustão é externa, onde o combustível é queimado fora do motor para produzir vapor, e este gera o movimento. A combustão interna é muito mais eficiente que a combustão externa, pois a interna gasta menos combustível.
    6)A energia térmica vem da energia da queima do carvão.
    7)A água à temperatura elevada, entra em ebulição e se transforma em vapor. Se a experiência for feita num recipiente arrolhado , o vapor formado aumenta de volume e não podendo dilatar-se livremente, adquire força expansiva e faz saltar a rolha. Assim a força expansiva do vapor, que é uma energia térmica, convenientemente aproveitada , pode transformar-se em energia mecânica ou de movimento e ser empregada nas máquinas a vapor como força motriz.
    8)Sim, com história e geografia: Revolução Industrial.
    9) Procedimento: Serre o pino metálico do plugue em suas extremidades.Utilizando cola Epóxi, tampe um dos furos da lata de óleo. No outro furo introduza o pino metálico, soldando-o com cola Epóxi. Trabalhe com a lata deitada para evitar que o pino caia dentro da lata. Em seguida, fixe com cola Epóxi 4 pedaços de arame grosso , que sustentarão a caldeira. Cole com cola tipo Araldite, na borda da tampa de plástico, quatro pedaços de colchete para papel. A extremidade circular (cabeça) do colchete servirá de aleta.Fure com a ponta afiada de uma tesoura, um orifício no centro da tampa de plástico. Introduza nele o parafuso, fixando-o na pampa com arruelas e porcas. Este será o eixo da turbina. Em seguida fixe com os parafusos pequenos duas ferragens para pasta suspensa na base de madeira. Introduza o eixo da turbina nas aberturas das ferragens. A turbina e o eixo deverão girar livremente nesses encaixes. As aletas da turbina deverão ficar na mesma altura do pino metálico da caldeira.
    Utilizando: Introduza água na caldeira utilizando uma seringa com agulha. Não é necessário enchê-la totalmente. Basta colocar o equivalente a um ou dois copos com água. A seguir, coloque álcool na lata de sardinha (que será a fornalha) e deixe-a sob a caldeira. Acenda o fogo. Quando a água começar a ferver, o vapor sai com grande pressão através do tubo metálico. O vapor ao atingir as aletas da turbina, faz com que ela gire com grande velocidade.

  5. 1-Sim,o texto se refere as maquinas a vapor,muito importante para a revoluçao industrial;apesar de ter passado mais de 200 anos,elas sao muito uteis nos dias de hoje
    2-Essas maquinas foram usadas para tirar as aguas que entravam em minas de carvao e usadas tambem nos trens.Hoje sao usadas em usinas,navios.
    3-As maquinas a vapor aumentou a velocidade das maquinas que fazem tecidos
    4-Um pouco dos dois.Beneficio:aumentou a procuçao das industrias.Prejuizo:aumentou a poluiçao nas cidades em todo o mundo
    5-A locomotiva,se movimenta atraves de maquinas a vapor,enquanto os automoveis podem ser movidos atraves de combustiveis(alcool,gasolina,diesel,gas)
    6-Esta fonte de energia,vem da queima de carvao.
    7-O calor criado pela queima de combustivel,esquenta a agua que,se transforma em gases quentes,esses gases vao para um cilindro,quando esfriado,esse gas volta;deste modo fazendo o movimento desejado
    8-Sim.Ligados com a Quimica por causa doss gases que movem as locomotivas
    9-Usaria um recipiente onde eu possa armazenar gas,para aquece-lo com queima de combustivel.O gas sairia do recipiente por tubos que levariam para o pistao.O gas quente(onde as moleculas estao com um movimento mais acelerado)empurraram o pistao,quando o gas resfriado,ele saira do cilindro do pistao,deixando o pistao livre para voltar e fazer o movimento completo

  6. 01) Sim , pois depois de muitos anos , a máquina a vapor continua sendo de alta utilidade no mundo de hoje
    02)Antigamente: poços de minas que permitia transformar a energia armazenada no vapor quente em energia utilizável;tambem era usada pra as locomotivas . Atualmente: nas usinas petroquímicas e plataformas de petróleo, navios
    03) com as máquinas a vapor faziam com que o fornecimento de energia fosse maior para o trabalho das máquinas de tecelagem.
    04)por um lado a máquina a vapor leva vantagem pelo ponto de vista da produçao de energia , já pelo outro ponto de vista, polui o ambiente
    05)O motor do automóvel tem o principio de funcionamento através da gasolina ou alcool , já as locomotivas a vapor sao de vapor de água.
    06)Numa máquina a vapor a energia térmica que é transformada em trabalho vem do ferro e do carvão.
    07)As transformações da água: primeiro ela entra em ebuliçao e se transforma em vapor.assim a força expansiva do vapor, que é uma energia térmica, convenientemente aproveitada , pode transformar-se em energia mecânica ou de movimento e ser empregada nas máquinas a vapor como força motriz.
    08) siim.. em relaçao a historia pois as maquinas a vapor foram surgidas no periodo da revoluçao industrial.e na matéria de química , pois a combustão da combinação do carbono e hidrogênio contidos no carvão , com o oxigênio do ar, produz calor.
    09)- uma lata de metal; um tubinho de cobre estreito uma porca de latão;uma lata de sardinha;um parafuso dotado de borboleta;uma arruela de couro;um soldador ; um catavento

  7. 1 – nao, pois a maquina a vapor é um tema antigo relacionado à hitoria mundial,mas por outro lado ainda é utilizada em navios,portanto,pode ser considerada como atual sim.
    2 – foram utilizadas nas fabricas,como de industrias textil,mas hoje foram subistituidas por outras mas modernas,ainda sao utilizadas nos navios.
    3 – porque com a maquina produzia-se mais rapidamente e consequentemente se produzia mais.
    4 – trouxe mais beneficios,pois promoveu um desenvolvimento mais rápido da industrialização,possibilitou uma revolução nos transportes e abriu oportunidades comercialmente aos paises industrializados.
    5 – enquanto na maquina a vapor se queima carvao,madeira e outros meios de combustiveis,nos automoveis é utilizado alcool,gasolina ou diesel.
    6 – na queima do carvao,da madeira ou de qualquer outro meio de combustivel introduzido na maquina.
    7 – a maquina produz um gas q depois de empurrar o pistao e fornecer enegia acaba por se transformar em agua.
    8 – carvao,madeira e ferro.
    9 – com um forno onde eu colocaria o combustivel,com uma chamine ligada ao pistao q sera o responsavel por movimentrar a rueda,q por sua vez,ira movimentar o gerador fornecendo energia.

  8. 01)Não

    02)Em locomotivas,exemplo a Maria fumaça.

    03)Porque ela economizava tempo,fazia o serviço de varios trabalhadores e saia mais barato.

    04)Eu acho q mais beneficios,pois ajudou no desenvolvimento da humanidade,com a descoberta da máquina a vapor os homens desenvolveram cada vez mais e mais descobrindo novas tecnologias e ajudou no desenvolvimento,pois ajudou no aumento de produção.Mas por outro lado muitas pessoas perderam seus empregos.

    05)A locomotiva a vapor funciona atravez da alta pressão do vapor (motor a pistão),já o automóvel o motor funciona a explosão.

    06)naum entendi =/
    07)
    (ebulição)
    Sólido ==> Gasoso

    08)A absorção de calor, ebulição da água, pressão de vapor, energia cinética e energia térmica, movimento de rotação, produção de eletricidade, etc

    09)Trata-se de uma pequena caldeira feita de lata de óleo, na qual soldou-se um tubinho de cobre estreito. Com certo cuidado pode-se usar, em substituição ao tubinho, uma agulha de injeção de uso veterinário. Na mesma face da lata onde se solda o tubinho solda-se também uma porca de latão. Através do orifício dessa porca pode-se abastecer o reservatório com água (esse furo sob a porca assim como aquele pelo qual passará o tubinho servem para escoar o óleo original do interior da lata — não devem ser feitos os ‘tradicionais’ dois furinhos para tirar o óleo da lata). Após colocado água na lata, cerca de 400 ml, o orifício da porca é fechado mediante um parafuso dotado de borboleta e arruela de couro.
    Essa lata, parcialmente cheia de água, é colocada horizontalmente sobre uma pequena ‘fornalha’ (lata de sardinha aberta, com pedaços de barbante e álcool em seu interior — serve também vários todos de velas).
    Em frente à saída do tubinho, também horizontal, coloca-se a turbina, semelhante a uma roda d’água.
    Quando a água ferve o vapor é expulso num jato horizontal que movimenta a turbina.

    olha esse site que legal:
    http://ciencia.hsw.uol.com.br/motor-a-vapor1.htm

  9. eu axo que era porque, eles nau tinham o que fazer e inventaram essa merda que naum tem serventia nenhuma!!!
    :@ :(

  10. olha adorei td isso

  11. deveria ser estudada! para ser ou ter ainda alguma utilidade para;
    a” humanidade e tanbem! vejo as posibilidades de ser usada! ainda;
    nos nossos dias! e e” so” estuda-la”

  12. para que serviam as maquinas termicas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: